Monte Verde - MG

Monte Verde, com média de altitude de 1600 metros, incrustrada na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo e Minas Gerais, é vizinha a Campos de Jordão (SP) geograficamente, com clima e charme próprios. Muitos preferem Monte Verde, por se tratar de praticamente de uma única rua principal, onde ficam a disposição dos turistas, várias lojas e restaurantes, todos explorando a riqueza que baixas temperaturas podem fornecer, sem os gastos e trimiliques de sua vizinha paulista. 
Quem estiver animado a ir de moto, esqueça! A menos que seja moto para lama e buracos. A estrada que liga Camanducaia a Monte Verde (único acesso), é péssima, e está melhor (acreditem) onde o asfalto sumiu, pois o que  se tem é uma aventura de aproximadamente 30 kms, cheio de surpresas e desafios à mecânica. Há quem diga que é vontade de manter a estrada assim terrível, pois regula e controla o fluxo do turismo, mantendo a cidade mais agradável.

Quem estiver de dieta, ou não poder ouvir nem falar em chocolates, doces, queijos, vinhos, etc..., tem que passar longe da cidade.
A arquitetura é inspirada no estilo europeu, sendo a maior influencia dos alemães, italianos, suiços e letões, criando um estilo aconchegante, com muitas lareiras, madeira e colorido.

Aqui meu bebezinho aguarda a próxima mamada, enquanto a mãe e pai se fartam de trutas, com os mais variados molhos.


Existe muito mais do que as fotos aqui mostram, há passeios de quadriciclos, cavalo, passeios em trilhas, etc..., mas meu passeio foi mais contemplativo e comportado. Tinha bebê junto....
Para desfrutar da cidade, num final de semana ou feriado, é necessário se fazer reserva, pois a cidade não comporta um número muito grande de turistas. O comércio é bem variado, tendo uma forte inclinação à comida, e roupas de frio. Artesanatos também são amplamente explorados.



É um lugar bucólico, convidativo a casais que queiram curtir um ao outro, e o frio iluminado à lareiras. Eu mesmo, quase defumei duas vezes minha esposa. Sigo tentando tal feito. Bem, tá bom, vou dar a dica, a lareira deve ser cuidada, no mínimo a cada 15 minutos, ajeita uma madeira aqui, coloca uma nova ali,..., e quando for dormir, não coloque muita madeira, pois a defumação é certeira!

Comentários

  1. NÂO VA PARA MONTE VERDE!!!!!
    Nao passa de mais uma cidadezinha onde as pessoas acham que os turistas tem cara de casa da moeda...
    Não bastasse o risco enorme para enfrentar a estrada de Camanducaia até monte verde ( que é de terra e cheia de buracos!!!) ao chegar ao lugarejo vc se depara com uma cidade sem infra estrutura , sem asfalto.
    Existem destinos melhores para se divertir e descansar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pessoas que justamente buscam a simplicidade que monte Verde proporciona. A estrada realmente é ruim, mas muitos vêem nisto um bom filtro, e não um impecilho.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, bem vindo a meu blog, que espero possa ter o conteúdo e enfoques que o(a) leve a refletir. Tudo feito para você, com essência e propósito.
Seus comentários são esperados e agregam sempre!
Agradeço suas impressões, opinião, experiências e presença em meu blog.

Tuco

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Preto - MG

Carlos POLICARPO Jr

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Parque Sabina - Santo André/SP

Sim à vida, não ao aborto

Santuário do Caraça - MG

Motofair 2010 - Belo Horizonte

Discurso de índio pataxó...

Rota 66 - EUA - "Diário de viagem"