DESinclusão do surdo


A inclusão dos surdos, é tratada de forma desumana e desinteressada quanto as necessidades destes. Acreditam nossos dirigentes, que a distribuição dos surdos, dentro de salas com alunos sem tal característica, contribui de algum modo para a inclusão destes na sociedade.
Imagine-se sendo um surdo, jogado dentro de uma sala de aula para ouvintes, onde os professores não tem nenhum preparo específico para se comunicar na língua por sinais, e pior, sendo semi ou totalmente analfabeto por carecer de ter contato com a língua portuguesa . Como ensinar assim? Está-se sendo incluido no que? No mínimo no desrespeito às necessidades especiais que deveriam estar à disposição. Do contrário, aí sim estaria-se realizando uma "inclusão".
Mas não para aí, as escolas especializadas, estão sendo fechadas, exatamente para "promover" a dita inclusão. Resta então, os resultados que estão se espalhando pelas famílias que possuem estes filhos com necessidades especiais: desamparo, desilusão e revolta. Some-se a estes, os também ditos incluídos nas salas de aula sem preparo, os deficientes visuais, mentais, etc...
Pois todos estão passando por este drama, sem acompanhamento correto, largados a própria sorte, sentam nas carteiras totalmente isolados e solitários, num mundo errôneo que diz quere-los incluí-los.
Imagine-se surdo. Este surdo, através de ensino específico, deve aprender a segunda língua oficial do Brasil - LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), mas que para ele é sua língua materna. Ledo engano quem acredita que libras é o alfabeto transmitido através de sinais das mãos. Longe disto, pois a grande maioria dos surdos não conhece o português, portanto ficam impedidos de ler, escrever ou mesmo formar palavras com os sinais das letras do alfabeto. LIBRAS é muito mais, trata-se de  sinais específicos e uma gramática própria que  formam a comunicação, como as palavras nos informam no portugês. Por exemplo passar o indicador pelo rosto e beijar a mão fechada significa mãe. A mão fechada com o polegar por cima dos dedos, fazendo um círculo sobre o coração significa saudade, acompanhado é lógico de expressão facial condizente.
LIBRAS é a primeira língua do surdo, e o português, quando este é aprendido, é a segunda língua. Pasmem, nem todos surdos sabem LIBRAS, e pouquíssimos deles aprendem o português, o que lhes promovem vários empecilhos para adentrar no mercado de trabalho. Uma curiosidade, o surdo quando pensa, pensa com imagens de sinais.
O descaso e despreparo portanto, colocam barreiras difíceis de se ultrapassar, forçando o deficiente auditivo a viver aprisionado num "mundo surdo", dentro de sua realidade, numa cultura surda, onde eles próprios se denominam uma "tribo".
Longe de incluir, de ensinar, o sistema educacional brasileiro os fere diretamente, como se não o fizesse também, aos que não portam estas características, do direito à educação, cultura e interação global.
A critério de informação, a porcentagem de surdos aproximada no Brasil, é de pouco mais de 5% da população.
Algo a pensar.

Imagens em um curso de libras para ouvintes, onde simultaneamente se canta parabéns e faz-se os sinais em libras (parabéns Simone):

Comentários

  1. OLÁ!Pois é a inclusão dos deficientes,é uma questão de educação tinha que ter no curriculo escolar uma diciplina cujo a materia seria somente sobre deficientes como temos matemática,português...assim todos saberiam das necessidades e responsabilidades quando colocamos pessoas com necessidades especiais em meio a situações constrangedoras e vexatórias.TODOS aqueles que são a favor da inclusão teriam que estudar não só a teoria das deficiências,mas também a prática e convivencia,mas isso esta longe de acontecer por isso digo NÃO À TAL INCLUSÃO,esta lei que esta tramitando para o fechamento das ESCOLAS ESPECIAIS não passa de um pretesto governamental para vetar as verbas que o governo repassa a essas instituições,outro fator é a inclusão no mercado de trabalho,alguns deficientes tem um enorme potencial para desenvolver atividades,mas outros não como por exemplo um transtorno intelectual grave não poderá exercer funções complexas,este é mais um pretesto governamental,pois se o governo conseguir provar que todos os deficientes pode ser inseridos no mercado de trabalho o mesmo não precisará mais receber os devidos benefícios que é de direito de todos aqueles que têm deficiencia,é o mundo capitalista.E a cada dia que passa aumenta o número de pessoas com necessidades especiais,sendo que umas nascen com a deficiencia e outras adquirem ao decorrer de suas vida como em acidentes.Sou mãe de um especial,ele frequentou a escola regular depois de muitos constrangimentos encontrei meu filho em uma situação vexatória(desnudo no banheiro da escola)quando questionei a educadora se ela faria suas necessidades fisiologicas num banheiro publico com as portas todas abertas,sem roupas e papel higienico sua resposta foi surpreendente:EU!EU,NÃO!então indaguei,o que te faz diferente do meu filho?ela então respondeu:SÓ POR QUE TEU FILHO É ESPECIAL TU QUERES TRATAMENTO VIP?Tenho isto gravado,tenho as imagens do meu filho gravadas,estas falas foram faladas em uma reunião onde tinha representante da:secretaria da educação,direção da escola e todas foram contra mim como se eu tivesse errado,sofri ameaças de me denunciaram ao conselho tutelar se eu não o levase-o para aescola com a mesma professora,ainda bem que DEUS me iluminou pois eu já havia efetuado as devidas denúncias como:no conselho tutelar,delegacia de policia,ministério público,só que a decepção foi maior ainda,pois na delegacia não mandaram representar e no ministério o promotor me explicou que não sabia onde encaixar o fato no estatuto da criança e adolescente por que ele era um deficiente...Então me vi sem chão mas com uma resposta a altura da negligencia:HÁ DOUTOR EU ENTENDI ELE É DEFICIENTE MAS NÃO É CRIANÇA...meu filho na época tinha 7anos de idade.HOJE SOU TOTALMENTE COMTRA INCLUSÃO SOCIAL "CAPITLISTA".ABRAÇOS AQUI DO SUL!!!

    ResponderExcluir
  2. Priscilla Marfori1 de junho de 2010 16:15

    Exelente iniciativa de postar um assunto tão importante como esse em seu blog! Precisamos de pessoas assim!
    Estou seguindo seu blog, se quiser siga o meu.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, bem vindo a meu blog, que espero possa ter o conteúdo e enfoques que o(a) leve a refletir. Tudo feito para você, com essência e propósito.
Seus comentários são esperados e agregam sempre!
Agradeço suas impressões, opinião, experiências e presença em meu blog.

Tuco

Postagens mais visitadas deste blog

Boi Caprichoso Campeão de Parintins 2017

Rota 66 - EUA - "Diário de viagem"

História

Ouro Preto - MG

Brasileiro!!!!!

Discurso de índio pataxó...

Jesus fornecendo germes de aprendizado...

F3K e F3J Planadores RC...

Parque Sabina - Santo André/SP