Modo de fala dos Pretos Velhos

 

Amados e queridos Pretos e Pretas velhas, por muitos procurados (por Umbandistas ou não) para aconselhamento e ajuda, adotam um linguajar próprio, que nos remetem a uma simplicidade e nostalgia imediatamente.
Vamos entender um pouco os "porquês" disso ocorrer.

Como nós, nossos mentores espirituais, reencarnam por diversas vezes, almejando a evolução espiritual. Neste caminhar, a roupagem material é diversa, incluindo raças, condições sócio econômicas, sendo absorvidas também a cultura a que são imergidos, tudo igual a cada um de nós, espíritos reencarnantes que somos.

Na época da escravatura, os Pretos e Pretas Velhos mais sábios e experientes, naturalmente e por valorização cultural, assumiam muitas vezes o papel de liderança entre os escravos, distribuindo conselhos, ajuda, carinho e amor a quem que a eles se achegassem.

Nossos mentores "vestem" essa roupagem que lhes foi particular na época escravagista, para atender anseios dos irmãos que a eles se dirigem por busca de orientação e ajuda, justamente para aconchegar de forma carinhosa e nostálgica, como faziam em tempos remotos de nossa história. 

Alguns desavisados, podem ver superficialmente no uso do linguajar simples, uma falta de cultura e ignorância. Pobres desavisados...

Uma certa vez, conseguindo captar este sentimento e impressão de um consulente, Preto Otávio sem repreendê-lo, imediatamente pôs-se a falar em um linguajar atual e corretíssimo, alertando ao mesmo que não é a forma de se expressar que importa, e sim o conteúdo desejado a ser repassado.

Usam portanto nossos amados mentores, desta "roupagem" nostálgica e coroada de linguajar afável e acolhedor, para colocar-nos acolhidos envoltos em clima de amor, respeito e dedicação paternal ou maternal.

Na Umbanda Cristã, nada é por acaso ou desnecessário. Tudo é envolvido por um extenso e complexo planejamento, objetivando promover e disponibilizar - amor incondicional.

Que melhor forma então para que isso ocorra, do que nas mãos abençoadas e amáveis de nossos Pretos Velhos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Sabina - Santo André/SP

Ouro Preto - MG

Sete de setembro, VI aniversário Carpe Dien Moto Turismo

Archaeopteryx...

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Santuário do Caraça - MG

Umbanda é para poucos...