Modo de fala dos Pretos Velhos
Como nós, nossos mentores espirituais, reencarnam por diversas vezes, almejando a evolução espiritual. Neste caminhar, a roupagem material é diversa, incluindo raças, condições sócio econômicas, sendo absorvidas também a cultura a que são imergidos, tudo igual a cada um de nós, espíritos reencarnantes que somos.
Na época da escravatura, os Pretos e Pretas Velhos mais sábios e experientes, naturalmente e por valorização cultural, assumiam muitas vezes o papel de liderança entre os escravos, distribuindo conselhos, ajuda, carinho e amor a quem que a eles se achegassem.
Nossos mentores "vestem" essa roupagem que lhes foi particular na época escravagista, para atender anseios dos irmãos que a eles se dirigem por busca de orientação e ajuda, justamente para aconchegar de forma carinhosa e nostálgica, como faziam em tempos remotos de nossa história.
Alguns desavisados, podem ver superficialmente no uso do linguajar simples, uma falta de cultura e ignorância. Pobres desavisados...
Uma certa vez, conseguindo captar este sentimento e impressão de um consulente, Preto Otávio sem repreendê-lo, imediatamente pôs-se a falar em um linguajar atual e corretíssimo, alertando ao mesmo que não é a forma de se expressar que importa, e sim o conteúdo desejado a ser repassado.
Usam portanto nossos amados mentores, desta "roupagem" nostálgica e coroada de linguajar afável e acolhedor, para colocar-nos acolhidos envoltos em clima de amor, respeito e dedicação paternal ou maternal.
Na Umbanda Cristã, nada é por acaso ou desnecessário. Tudo é envolvido por um extenso e complexo planejamento, objetivando promover e disponibilizar - amor incondicional.
Que melhor forma então para que isso ocorra, do que nas mãos abençoadas e amáveis de nossos Pretos Velhos?
Comentários
Postar um comentário
Olá, bem vindo a meu blog, que espero possa ter o conteúdo e enfoques que o(a) leve a refletir. Tudo feito para você, com essência e propósito.
Seus comentários são esperados e agregam sempre!
Agradeço suas impressões, opinião, experiências e presença em meu blog.
Tuco