DESinclusão do surdo


A inclusão dos surdos, é tratada de forma desumana e desinteressada quanto as necessidades destes. Acreditam nossos dirigentes, que a distribuição dos surdos, dentro de salas com alunos sem tal característica, contribui de algum modo para a inclusão destes na sociedade.
Imagine-se sendo um surdo, jogado dentro de uma sala de aula para ouvintes, onde os professores não tem nenhum preparo específico para se comunicar na língua por sinais, e pior, sendo semi ou totalmente analfabeto por carecer de ter contato com a língua portuguesa . Como ensinar assim? Está-se sendo incluido no que? No mínimo no desrespeito às necessidades especiais que deveriam estar à disposição. Do contrário, aí sim estaria-se realizando uma "inclusão".
Mas não para aí, as escolas especializadas, estão sendo fechadas, exatamente para "promover" a dita inclusão. Resta então, os resultados que estão se espalhando pelas famílias que possuem estes filhos com necessidades especiais: desamparo, desilusão e revolta. Some-se a estes, os também ditos incluídos nas salas de aula sem preparo, os deficientes visuais, mentais, etc...
Pois todos estão passando por este drama, sem acompanhamento correto, largados a própria sorte, sentam nas carteiras totalmente isolados e solitários, num mundo errôneo que diz quere-los incluí-los.
Imagine-se surdo. Este surdo, através de ensino específico, deve aprender a segunda língua oficial do Brasil - LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), mas que para ele é sua língua materna. Ledo engano quem acredita que libras é o alfabeto transmitido através de sinais das mãos. Longe disto, pois a grande maioria dos surdos não conhece o português, portanto ficam impedidos de ler, escrever ou mesmo formar palavras com os sinais das letras do alfabeto. LIBRAS é muito mais, trata-se de  sinais específicos e uma gramática própria que  formam a comunicação, como as palavras nos informam no portugês. Por exemplo passar o indicador pelo rosto e beijar a mão fechada significa mãe. A mão fechada com o polegar por cima dos dedos, fazendo um círculo sobre o coração significa saudade, acompanhado é lógico de expressão facial condizente.
LIBRAS é a primeira língua do surdo, e o português, quando este é aprendido, é a segunda língua. Pasmem, nem todos surdos sabem LIBRAS, e pouquíssimos deles aprendem o português, o que lhes promovem vários empecilhos para adentrar no mercado de trabalho. Uma curiosidade, o surdo quando pensa, pensa com imagens de sinais.
O descaso e despreparo portanto, colocam barreiras difíceis de se ultrapassar, forçando o deficiente auditivo a viver aprisionado num "mundo surdo", dentro de sua realidade, numa cultura surda, onde eles próprios se denominam uma "tribo".
Longe de incluir, de ensinar, o sistema educacional brasileiro os fere diretamente, como se não o fizesse também, aos que não portam estas características, do direito à educação, cultura e interação global.
A critério de informação, a porcentagem de surdos aproximada no Brasil, é de pouco mais de 5% da população.
Algo a pensar.

Imagens em um curso de libras para ouvintes, onde simultaneamente se canta parabéns e faz-se os sinais em libras (parabéns Simone):

Comentários

  1. OLÁ!Pois é a inclusão dos deficientes,é uma questão de educação tinha que ter no curriculo escolar uma diciplina cujo a materia seria somente sobre deficientes como temos matemática,português...assim todos saberiam das necessidades e responsabilidades quando colocamos pessoas com necessidades especiais em meio a situações constrangedoras e vexatórias.TODOS aqueles que são a favor da inclusão teriam que estudar não só a teoria das deficiências,mas também a prática e convivencia,mas isso esta longe de acontecer por isso digo NÃO À TAL INCLUSÃO,esta lei que esta tramitando para o fechamento das ESCOLAS ESPECIAIS não passa de um pretesto governamental para vetar as verbas que o governo repassa a essas instituições,outro fator é a inclusão no mercado de trabalho,alguns deficientes tem um enorme potencial para desenvolver atividades,mas outros não como por exemplo um transtorno intelectual grave não poderá exercer funções complexas,este é mais um pretesto governamental,pois se o governo conseguir provar que todos os deficientes pode ser inseridos no mercado de trabalho o mesmo não precisará mais receber os devidos benefícios que é de direito de todos aqueles que têm deficiencia,é o mundo capitalista.E a cada dia que passa aumenta o número de pessoas com necessidades especiais,sendo que umas nascen com a deficiencia e outras adquirem ao decorrer de suas vida como em acidentes.Sou mãe de um especial,ele frequentou a escola regular depois de muitos constrangimentos encontrei meu filho em uma situação vexatória(desnudo no banheiro da escola)quando questionei a educadora se ela faria suas necessidades fisiologicas num banheiro publico com as portas todas abertas,sem roupas e papel higienico sua resposta foi surpreendente:EU!EU,NÃO!então indaguei,o que te faz diferente do meu filho?ela então respondeu:SÓ POR QUE TEU FILHO É ESPECIAL TU QUERES TRATAMENTO VIP?Tenho isto gravado,tenho as imagens do meu filho gravadas,estas falas foram faladas em uma reunião onde tinha representante da:secretaria da educação,direção da escola e todas foram contra mim como se eu tivesse errado,sofri ameaças de me denunciaram ao conselho tutelar se eu não o levase-o para aescola com a mesma professora,ainda bem que DEUS me iluminou pois eu já havia efetuado as devidas denúncias como:no conselho tutelar,delegacia de policia,ministério público,só que a decepção foi maior ainda,pois na delegacia não mandaram representar e no ministério o promotor me explicou que não sabia onde encaixar o fato no estatuto da criança e adolescente por que ele era um deficiente...Então me vi sem chão mas com uma resposta a altura da negligencia:HÁ DOUTOR EU ENTENDI ELE É DEFICIENTE MAS NÃO É CRIANÇA...meu filho na época tinha 7anos de idade.HOJE SOU TOTALMENTE COMTRA INCLUSÃO SOCIAL "CAPITLISTA".ABRAÇOS AQUI DO SUL!!!

    ResponderExcluir
  2. Exelente iniciativa de postar um assunto tão importante como esse em seu blog! Precisamos de pessoas assim!
    Estou seguindo seu blog, se quiser siga o meu.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, bem vindo a meu blog, que espero possa ter o conteúdo e enfoques que o(a) leve a refletir. Tudo feito para você, com essência e propósito.
Seus comentários são esperados e agregam sempre!
Agradeço suas impressões, opinião, experiências e presença em meu blog.

Tuco

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Sabina - Santo André/SP

Ouro Preto - MG

Sete de setembro, VI aniversário Carpe Dien Moto Turismo

Archaeopteryx...

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Carlos POLICARPO Jr

Santuário do Caraça - MG