Pára-brisa (bolha)
Muitas considerações são atribuídas ao uso de pára-brisa em motos. A principal, e mais usual, é de que proporciona ao piloto, muito conforto, pois permite desenvolver altas velocidades sem ter de se “agarrar” às manoplas. Mas as considerações não param ai. Há outros benefícios, como evitar colisão direta de objetos ou insetos no corpo do piloto, diminuir o arrasto da moto, tornando-a mais aerodinâmica, promovendo um fluxo de ar com menor resistência. Existem porém, pontos negativos, que analisaremos a seguir. Sem o uso de pára-brisa, o vento encontra no corpo do piloto, um paredão (no caso das custom), praticamente vertical, gerando alta resistência, empurrando o piloto fortemente para trás. Isto faz com que o piloto tenha de fazer força para se manter em posição de pilotagem. Neste caso, as forças mencionadas, encontram-se perto do ponto de Centro de Gravidade (CG), da maioria das motos, e um pouco posterior à mesma. Quando se utiliza o pára-brisa, devido à sua inc