Pára-brisa (bolha)
Sem o uso de pára-brisa, o vento encontra no corpo do piloto, um paredão (no caso das custom), praticamente vertical, gerando alta resistência, empurrando o piloto fortemente para trás. Isto faz com que o piloto tenha de fazer força para se manter em posição de pilotagem.
Quando se utiliza o pára-brisa, devido à sua inclinação, a força de resistência resultante é menor do que encontramos em relação ao corpo do motociclista, fazendo pressão para baixo.
Porém, estas forças resultantes pelo uso do pára-brisa, acontecem muito a frente do centro de gravidade da moto, tornando a moto mais instável, e sensível a rajadas de vento, turbulência de outros automóveis, etc... Mas, esta instabilidade é pequena, e facilmente assimilada pelo piloto, não se tornando uma desvantagem considerável, frente ao conforto de uma viagem sem esforço. Um outro inconveniente é o barulho no capacete, gerado pela turbulência do ar, quando da passagem pelo pára-brisa.
Uau! Um verdadeiro tratado!
ResponderExcluirAbraço, Ediiiii.