Kappa Andromedae b ...

... Kappa Andromedae b, o que é isso? Bem, na realidade supõe-se que deva se tratar de um exoplaneta, orbitando a estrela Kappa Andromedae. Por ser massivo, equivalente a 13 vezes a massa de nosso maior planeta do sistema solar - Júpiter -, pode se tratar de uma estrela anã castanha, mas preliminarmente, acredita-se ser um planeta. Um super planeta. Pode até ser um planeta que quase foi uma estrela, pois chega perto da massa necessária como mínima para a fusão nuclear ter pressão e temperaturas mínimas para isso. A letra b minúscula de seu nome, descreve a posição orbital em relação à estrela, sendo portanto seu primeiro corpo orbital. A letra a minúscula seria a própria estrela, e de b em diante, são relativos aos corpos celestes. Veja na foto a estrela Kappa Andromedae.
Clique para ampliar

Bem, este provável exoplaneta (planeta fora do nosso Sistema Solar), está visível na foto abaixo, através de técnica de bloqueio da luz da estrela, para possibilitar a visualização  do corpo celeste. Isto é necessário para eliminar parcialmente a luminosidade intensa da estrela, que encobre a visualização do planeta. Sua órbita foi calculada, e é aproximadamente 1,8 vezes a distância orbital de Netuno em relação ao Sol, ou seja, aproximadamente 8.096.855.220km.
Clique para ampliar
Kappa Andromedae b, fica visível na imagem ao lado esquerdo superior do centro da imagem, que corresponde à estrela Kappa Andromedae.
 Fonte: Astronomia on-line (modificado)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hino da Umbanda

Sim à vida, não ao aborto

O que falta na Umbanda...

Parque Sabina - Santo André/SP

Umbanda é para poucos...

Rota 66 - EUA - "Diário de viagem"

Por que?

Ouro Preto - MG

Archaeopteryx...

Piracicaba - SP