Medicina reconhece obsessão espiritual...


Medicina reconhece obsessão espiritual

A ciência em várias áreas do conhecimento, como a Física Quântica e em particular a medicina estão reconhecendo e comprovando a existência dos corpos sutis e de aspectos da espiritualidade no ser huma...no.

Neste breve artigo, querido leitor, estaremos apresentando alguns fatos relacionados a instituições oficiais com o objetivo de trazer luz e conhecimento para a questão de uma enfermidade que hoje se caracteriza como uma verdadeira epidemia, a da Obsessão Espiritual .

1) A Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1998, incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social. Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual , não a vendo em sua totalidade: mente, corpo e espírito.
Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: biológico, psicológico e espiritual.

2) A Obsessão Espiritual passou oficialmente a ser conhecida na Medicina como possessão e estado de transe, que é um item do CID -1O Código Internacional de Doenças- que permite o diagnóstico da interferência espiritual Obsessora. O CID 10, item F.44.3 - Estados de transe e de possessão define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.

3) O Curso de Medicina e Espiritualidade existe em diversas Faculdades de Medicina em nosso país e em todo o Mundo. Algumas Universidades Pioneiras são a 
Universidade Santa Cecília (Santos-SP) , Universidade Federal do Ceará , Faculdade do Triângulo Mineiro, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e a UNESP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo dentre outras.

Em novembro de 2006 o Governo Federal, através do SUS- Sistema Único de Saúde , implantou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que oficializa a utilização de Tratamentos da Medicina Complementar nas Unidades localizadas nos municípios. Dentre estes novos tratamentos temos a Homeopatia e o Acupuntura que consideram o fator espiritual em seus tratamentos.

Importante esclarecer que Espiritualidade não é Religião !

Vamos juntos avaliar alguns conceitos :

Espiritualidade : Em termos simples, assim como o ser humano tem corporeidade (relação com o corpo) e racionalidade (relação com a mente), também tem espiritualidade (relação com as realidades espirituais).

Religião : Religião é maneira como cada ser humano desenvolve e pratica a sua espiritualidade. Podendo ser católico, evangélico, budista, espírita, umbandista , etc . Ou até mesmo a sua ausência , como no caso dos ateus .

Fé : Fé é a firme opinião de que algo é verdade. Pesquisas em vários hospitais do mundo estão descobrindo que a fé ajuda em muito os tratamentos médicos e relacionam fé com boa saúde. Cura pela fé aliada a fé na cura!

Concluindo o posicionamento de entidades Oficiais , a OMS - Organização Mundial da Saúde considera o tema espiritualidade como um sistema autônomo de tratamento em parceria com a medicina oficial.

Aliado ao exposto acima, ainda temos o Código de Ética Médica, que determina no Capítulo I - Princípios Fundamentais Art. 5° - O médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente. NO Capítulo V - Relação com Pacientes e Familiares É vedado ao Médico Art. 57 - Deixar de utilizar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento a seu alcance em favor do paciente.

Portanto , independente das crenças pessoais dos médicos, o diagnóstico do CID 10 - F.44.3 que trata da Obsessão Espiritual pode e deve ser realizado para que o paciente busque, dentro das alternativas que lhe convêm, um tratamento complementar junto com a medicina oficial.

Estes fatos nos faz acreditar que é uma tendência que a Medicina Oficial possa, em um futuro próximo, encaminhar pacientes diagnosticados com o código F.44.3 para Terreiros de Umbanda, Centros Espíritas , Grupos de Apometria dentre outras opções de Trabalho Fraterno com atuação de desobsessão.

Em função do exposto acima, convidamos o leitor para a seguinte reflexão :

1) Quantos casos de sintomas de psicoses, loucura, depressão, agressividade, vícios de bebidas e drogas tem como causa primária a Obsessão Espirtual ?

2) Quais são os sintomas de Obsessão Espiritual ?

3) Como podemos de forma efetiva integrar a Medicina Oficial com os Tratamentos Complementares espirituais , sem ferir crença ou credo religioso ?

Ficam estas questões para refletirmos.

Êsdras Hernanny (mestre axbim aihera)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazenda Centenário do Bom Jesus

Ajuda...

Modo de fala dos Pretos Velhos

Hino da Umbanda

Umbanda é para poucos...

O que falta na Umbanda...

Por que?

Catedral de Nossa Senhora de Aparecida

Transição Planetária e Exílio