Clareza na literatura espírita...

Com autorização e por ordem de Nosso Senhor Jesus, em 1908 se instituía e era criada a Umbanda no Brasil, pátria do Evangelho. Entre suas diretrizes, encontramos a simplificação da mensagem doutrinária espírita, que na época era encontrada em textos muito complexos para o entendimento da maioria humilde da população. Vinha por determinação de Cristo, a popularização da doutrina, colocando-a ao alcance de muitos.
A exemplo das pregações acessíveis de Jesus, recheadas de exemplos e parábolas, simples e claras, a Umbanda contribui então, para a aproximação do homem para com Deus.
Ainda hoje, encontramos autores de literatura espírita, que utilizam de um português muito requintado.
Eu mesmo me deparo com linguajares difíceis (não citarei autores ou obras), que acabam me desistimulando a leitura, e criando barreiras à compreensão e aquisição do aprendizado. 

Comentários

  1. Concordo com voce. Durante vinte e poucos mais anos, vivi o Espiritismo. Estudei o suficiente para me capacitar orientadora de grupos. Vi então a necessidade de simplificar para me fazer entender, o que eu entendi a duras penas...
    Também não devo citar autores, mas confesso que me irritavam.
    Cheguei a concluir uma “tese” e escrever sobre ela. Era mais fácil entender a mensagem de Leon Denis, Bezerra ou Pietro Ubaldi do que a de um renomado autor atual.
    Mas, em fim... Nada de bater de frente em questões de fé.
    Posso dizer que durante esses anos todos me debatendo, hoje, encontrei a paz na Umbanda.

    ResponderExcluir
  2. literatura espirita esta ultrapassada e muitos palestrantes estão cançados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nã0 acredito em literatura ultrapassada. Moral e filosofia não ficam velhas, pois as lutas são as mesmas a milênios. São fatias da mesma obra, focadas em alvos diversos. Em fé não cabe comparações. Segue-se o que casa com seus valores e entendimento. Agradeço suas considerações.

      Excluir

Postar um comentário

Olá, bem vindo a meu blog, que espero possa ter o conteúdo e enfoques que o(a) leve a refletir. Tudo feito para você, com essência e propósito.
Seus comentários são esperados e agregam sempre!
Agradeço suas impressões, opinião, experiências e presença em meu blog.

Tuco

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Preto - MG

Carlos POLICARPO Jr

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Parque Sabina - Santo André/SP

Sim à vida, não ao aborto

Santuário do Caraça - MG

Motofair 2010 - Belo Horizonte

Discurso de índio pataxó...

Rota 66 - EUA - "Diário de viagem"