Parque Sabina - Santo André/SP

Exibir mapa ampliado
Localizado no lado sul do Parque Central, em Santo André, com acesso na altura do 1900 da Rua Juquiá, ou por dentro do parque, encontramos o Parque Sabina, com aproximadamente 11 mil metros, explorando várias áreas do saber, ou melhorando o texto, é um espaço multidisciplinar.




Voltado mais para o público infanto-juvenil, porém agradando os marmanjos, é um belo passeio cultural, orientado por muitos monitores, que faz-nos vivenciar física, química, biologia, arqueologia, etc..., uma descoberta a cada passo. Santo André acertou em cheio! Logo na chegada, somos recepcionados por um simpático robô, que dialoga com os visitantes. As crianças víbram!



Uma réplica de um Tyrannosaurus Rex ou Rei Lagarto Tirano, traduzindo seu nome, é observado e impressiona!







Um gostinho de arqueologia...



Um grande aquário, com diversas espécies como Tubarões, Baiacús, Arraias, etc..., é muito interessante, até tocar Arraias é possível, aproximando os visitantes dos animais. Cobras também ficam em exposição.


Uma nave simuladora interessante...


Espaço para os bem pequenos...

Há um grande espaço para Pinguins de Magalhães, com direito a visualizar o nado abaixo da linha d'água...

Pesquisa biológica com vários microscópios...


Robótica...


Geradores elétricos a "ser-humano vapor", ótimo para demonstrar como é difícil produzir a energia desperdiçada...


Vários instrumentos e experimentos ao alcançe das mentes ávidas...


Espaço reservado para os instrumentos musicais...

Muito mais pode ser visto, simuladores, cultura por todos os lados, até a visitação do sistema digestivo de uma imensa boneca. Acompanhados sempre que preciso, por monitores treinados, que trazem a ciência para a vivência no nosso dia a dia, aproximando cultura e conhecimento ao nosso cotidiano, fazendo a ciência ter mais cor e sabor. Um ótimo passeio. Usuários de GPS:  S 23 40 43.4 W 46 31 55.4

Atualização em 14/04/2012
 Planetário Johannes Kepler


Foi inaugurado no início de abril de 2012, no Parque Sabina, um planetário de 18 metros de abóboda. O mais moderno do país na atualidade. Era para ser inaugurado em 2008, mas por problemas, entre eles de alfândega, demorou mais quatro anos para poder entrar em funcionamento.


Inauguração do Planetário Johannes Kepler - Santo André/SP
Matéria de -  http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/2012/04/inauguracao-do-planetario-johannes.html 

Inserido na Sabina Escola Parque do Conhecimento o Planetário Johannes Kepler possui um projetor Starmaster da marca Carl Zeiss que reproduz quase 6.000 estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações individuais, proporcionando para o público a impressão de um céu semelhante da natureza. Integrado a dois projetores Sony que projetam imagens em 360º (full dome) temos como resultado um excelente conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo óptico e digital de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.
Todos esses recursos técnicos têm como objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas. Dentro dessa proposta o Planetário Johannes Kepler estruturou diretrizes pedagógicas atuais voltadas para diferentes públicos e educadores nas suas diferentes áreas que atuam. Nesse espaço que agrega a popularização do conteúdo científico, a reflexão e a discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente tem como intuito propiciar o aprendizado para os alunos do Ensino Fundamental e Médio de forma significativa e contextualizada, onde a articulação entre as disciplinas propiciem a aquisição de habilidades e competências objetivando a formação de um cidadão crítico.

Programação de abril 2012
A partir do dia 07 de abril:
Aos finais de semana e feriados, adultos e crianças poderão assistir à sessão do Planetário em dois horários: às 13h30 e 16h.

Sessão: Limite
Nesta sessão o público é convidado a embarcar em uma jornada para explorar os limites do Universo. Durante esta viagem, vemos o universo em seus instantes iniciais e como evoluiu para a estrutura que observamos hoje, mostrando a formação das galáxias, das estrelas e de nosso Sistema Solar.

Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos.

Não recomendamos sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.

Como participar?
Aos sábados, domingos e feriados, a partir das 12h, os visitantes que já se encontram dentro da Sabina e tiverem interesse em assistir UMA das apresentações da programação deverão retirar um cartão individual da sessão pretendida na programação, de acordo com a ordem de chegada na fila do guichê de informações do Planetário, na área interna da Sabina, no piso térreo.

Lembrando que cada visitante terá direito a assistir somente uma sessão da programação disponível no dia e os cartões serão distribuídos até se esgotarem, por ordem de chegada, somente para quem estiver na fila, mediante a apresentação do ingresso adquirido na Sabina.

Capacidade da sala de projeções do Planetário: 247 lugares, mais 13 para cadeirantes.

Quem não conseguiu poderá participar normalmente de todas as outras atrações da Sabina e se programar para conhecer o Planetário em outra oportunidade!

Ingresso: as sessões de Planetário fazem parte da programação da Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Consultar as informações sobre Bilheteria abaixo.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA BILHETERIA PARA VENDA DE INGRESSOS DA SABINA
(não confundir com os horários de sessão do Planetário):
Sábados, domingos e feriados: das 12h às 17h;

Funcionamento da Sabina: das 12h às 18h (não confundir com os horários de sessão do Planetário).

Sobre o planetário:
Não recomendamos as sessões de cúpula para crianças menores de 5 anos;
Não agendamos grupos aos finais de semana e dias de atendimento ao público em geral. Essas visitações deverão ser previamente agendadas.

Valor do Ingresso para entrada na Sabina: R$ 10,00 (inteira). Consultar casos especiais de isenção e meia entrada no Decreto disponível na Bilheteria da Sabina.

Atendimento a grupos e escolas
A partir de maio/2012 serão realizadas aulas programadas no laboratório pedagógico instalado na área externa à cúpula de projeções. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do educando no processo escolar, as aulas tratarão de temas direcionados, respeitando a faixa etária do aluno e baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Informações: 11 4422-2000, setor de agendamento ou pelo e-mail: sabina@santoandre.sp.gov.br/sabina

Férias (meses sem expediente escolar)
Durante as férias os visitantes que vierem à Sabina poderão assistir às sessões, além de conhecerem um pouco do mundo da astronomia ao participarem de atividades programadas.

Informações: 11 4422-2000, setor de agendamento ou pelo e-mail: sabina@santoandre.sp.gov.br/sabina

SERVIÇOS:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Acesso pela Rua Juquiá, altura do nº 135, Santo André, SP, cep 09181-730
Estacionamento gratuito no local, sujeito a vagas.
Informações: 11 4422-2000
www.santoandre.sp.gov.br/sabina
sabina@santoandre.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Preto - MG

Discurso de índio pataxó...

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Sim à vida, não ao aborto

Santuário do Caraça - MG

Motofair 2010 - Belo Horizonte

Rota 66 - EUA - "Diário de viagem"

Arte em motociclismo