Acidentes...


Texto e foto por Policarpo Jr - RockRiders.com.br
Através do sistema do Google que seleciona em todos os jornais, revistas, sites, rádios e TV´s que publicam seus conteúdos na Internet e são vinculados ao sistema, há quase quatro anos, recebo mailings com dezenas de notícias diárias sobre acidentes de moto no Brasil.
Fica muito evidente que quase a totalidade dos acidentes (e mortes) que envolvem motociclistas estão diretamente ligados aos fatores abaixo:
Nas estradas:
- Ultrapassagens erradas;
- Excesso de velocidade;
- Falta de perícia: não saber pilotar corretamente ou determinado modelo de moto (Speed por exemplo);
- Curvas feitas de forma errada e com alta velocidade.

Nas cidades:
- Pilotar a moto rodando ziguezagueando feito maluco entre os carros;
- Falta de pilotagem defensiva (por exemplo; antever problemas com outros veículos e pedestres ao redor, não é o outro que tem que te ver e sim você que tem que se fazer visível);
- Excesso de velocidade;
- Falta de atenção: pilotar sem atenção a todos os detalhes e se distrair com as inúmeras coisas que tem numa cidade. Já fiquei sabendo de motociclista que caiu, porque estava olhando para uma linda mulher (ganhou um sorriso mas quebrou 3 dedos, amassou o taque, quebrou o retrovisor e seta da moto).

Todos nós que pilotamos motos (me incluo nessa lista), já fizemos nossas peripécias e provavelmente ainda a faremos, porque moto é um veículo tentador mesmo. Mas, segundos antes de fazê-las, vale pensar que podem ter consequências graves, ai quem sabe mudamos de idéia e nos tornamos pilotos e seres humanos mais equilibrados.
Moto é um veículo que requer equilíbrio, tanto do veículo em si, quanto da mente, amadurecimento e emocional do condutor. Fugiu às regras, suas chances de sofrer um acidente serão maiores. E se estiver sem todos os equipamentos de segurança, a dor e problemas, no caso de queda, também.


Texto e foto por Policarpo Jr - RockRiders.com.br. Essa foto foi tirada quando cai na Guatemala (quase na fronteira com o México), ao frear bruscamente num quebramola que "não o vi" e tinha areia na pista. Pura falta de atenção. Nada ocorreu comigo ou com a moto, mas...
Acesse: www.rockriders.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Sabina - Santo André/SP

Ouro Preto - MG

Sete de setembro, VI aniversário Carpe Dien Moto Turismo

Archaeopteryx...

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Carlos POLICARPO Jr

Santuário do Caraça - MG