Santuário do Caraça - MG

Esta imagem, deu o nome à Serra do Caraça, que faz parte do complexo do Espinhaço, cadeia de montanhas que corta Minas Gerais.



Imponente e contrastante, desponta em meio a picos de até 2100 metros de altitude, o Santuário do Caraça, que fica situado na divisa de Santa Bárbara e Catas Altas, no paradisíaco Estado de Minas Gerais. Inicialmente construido como uma Capela de Peregrinação, pelos idos de 1770, transformou-se mais tarde em Colégio, por onde passaram dois Presidentes do Brasil - Afonso Pena e Arthur Bernardes, e era visitado na época, por D. João I e D. João II. Após incêndio ocorrido no final da década de 60, o colégio foi desativado.

Ruínas preservadas do incêndio.

Um local acolhedor, rodeado de natureza e respeito à mesma, atrai turistas do mundo todo, contando como atrativos, os turismos histórico, cultural e ecológico.



Adimirável construção da Igreja, em estilo Neo-Gótico, rodeado de recursos hídricos, o que mais encanta é sua integração com o sistema ecológico. O silêncio é marcante, sendo apreciado por turistas de um dia, ou hospedados. A cordialidade e alegria em servir, marcam a receptividade do local, sempre supervisionado pelos padres responsáveis, que dão um toque familiar e cordial aos hóspedes e visitantes.




Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Hospedado no Santuário com minha esposa, cunhado e priminha da esposa, pudemos desfrutar de dias contemplativos, que em muito tempo eram desejados. Paz e tranquilidade não faltaram.
O Santuário fica dentro do Parque Natural do Caraça, o primeiro parque ecológico particular do Brasil, com aproximadamente 11.000 hectares. Para quem gosta de caminhadas e curtir o ecologicamente correto, é um prato cheio! Oferecendo várias trilhas e lugares paradisíacos, o visitante poderá se aventurar pelas mesmas, tendo alguns pontos turísticos, a obrigatoriedade de guias especializados, tanto pelos perigos naturais, quanto pela fragilidade do ecosistema. Piscinas naturais convidativas ao banho, cachoerias, grutas e safári fotográfico, permitem horas de lazer e integração.











Calvário de Cristo.

Uma das principais atrações do Santuário, é a visitação de lobos guará, que remonta já a 28 anos. Acompanhados pelos padres do Santuário, gerações desta família de lobos, vem ao Santuário, ser alimentados e monitorados pelos padres. Enquanto no local haviam cães, não se tinha a presença dos lobos, que ariscos, não visitavam os arredores das instalações. Após a remoção dos cães, notou-se que os lobos vinham atrás de complementos alimentares, nas lixeiras do Santuário. Foi onde os padres começaram a ofertar comida aos mesmos, aos poucos acostumando-os com a presença humana, e treinando-os a subirem as escadas do acesso à Igreja, para se alimentar.


Espera dos hóspedes pela vinda noturna dos lobos.


E lá estávamos nós também a esperar.

Na noite em que estávamos a espera dos lobos, estes o fizeram de modo muito rápido, e não pude fotografá-los. Pede-se que estes se acostumem e fiquem confiantes, para que possam se alimentar e serem fotografados. Maravilhoso animal, altivo e muito arisco, veio até nosso local de espera. Não tinha medo, só cuidado, pois estávamos em mais ou menos 40 pessoas no local. Não conseguí as fotos desejadas, mas publico um vídeo do Youtube para que possam aprecia-los.



Santuário do Caraça - GPS - S20 05 53.4 W43 29 17.2 
www.santuariodocaraca.com.br







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Sabina - Santo André/SP

Ouro Preto - MG

Sete de setembro, VI aniversário Carpe Dien Moto Turismo

Archaeopteryx...

Parque Ecológico Vale Verde - Betim / MG

Umbanda é para poucos...