Oito erros de motociclistas...

... com relação a pneus.


1) Pneu remold ou remoldado - Nem deveria me estender neste assunto porque é PROIBIDO, ponto final! Substâncias ilícitas também são, mas muita gente usa. Então, é melhor explicar o motivo da proibição. Caso não se tenha notado, moto não é carro! Carro é carro e moto é moto (e vice-versa). Nos carros existem quatro pneus, se um deles falhar, ainda sobram três para segurar a barra. Motos só têm dois pneus, se um falhar... já era! Por isso, os pneus de carro (caminhões e aviões) são fabricados de forma a permitir o recapeamento, ou "remold". Já os pneus de moto, por uma questão de segurança, não são feitos para receber uma nova banda. Quando feita é uma GAMBIARRA perigosa e ilegal! 

2) Rodízio de pneus - Hoje em dia não se faz nem em carros, mas tem gente que coloca um pneu traseiro "meia-vida" na roda dianteira. Como as motos têm apenas duas rodas, uma das funções do pneu dianteiro é abrir caminho no piso molhado para o pneu traseiro tracionar melhor. O pneu traseiro é desenhado de forma a receber a tração que vem do motor, e o pneu dianteiro não recebe tração, ele apenas rola e freia. Além disso, o pneu dianteiro é mais fino para funcionar como uma lâmina que corta a superfície de água. Se usar um pneu traseiro na frente, a moto pode até aquaplanar! 

3) Pneu mais largo - Nos carros, os pneus mais largos ajudam a dar mais estabilidade (dentro de critérios) porque nas curvas ele tende a escorregar lateralmente quando atinge o limite. Se aumentar a área de borracha, o pneu vai oferecer mais resistência ao atrito mecânico e o carro deslizará menos para os lados. Já as motos vencem a inércia inclinando-se para o lado interno da curva. Não adianta usar pneu mais largo porque a roda será a mesma e o pneu ficará deformado. Muito motociclista alega que o pneu novo mais largo melhorou a estabilidade. Na verdade não foi a largura que ajudou, mas o fato de ser NOVO! Qualquer pneu novo é melhor que um gasto! 

4) Inverter o lado - Isso acontece mais com quem usa motos em pistas. O que é mais preocupante ainda, porque quem tem a pretensão de ser um piloto de motovelocidade deveria procurar se informar melhor. Algumas pistas têm curvas mais para um lado, e o piloto "espertão" e muquirana inverte o sentido de rotação para aproveitar o resto de borracha. Isso implica em um problema bem sensível, porque em determinado momento as curvas para um lado ficarão bem mais "escorregadias". Mas o pior é que os pneus são colados com as fibras sempre num sentido único. Se inverter o sentido de rotação pode deformar a banda como se fosse um ralador de queijo. 

5) Recauchutar - Pneus de alta performance não aceitam remendos: furou, trocou! Em caso de emergência pode-se usar os remendos a frio para chegar em casa, mas se for passar de 250 km/h o remendo pode simplesmente espirrar longe! 

6) Calibragem - O melhor amigo do motociclista é o Manual do Proprietário, mas como as fábricas sabem que ninguém lê, espalham adesivos com informações pela moto. Uma delas é a calibragem. Tem a pressão para rodar sozinho e com garupa. Fora isso não altere e lembre-se que depois de aquecidos os pneus inflam por causa da água que tem na atmosfera. Isso é normal, não mexa! Calibre os pneus frios e deixe como está. 

7) Aquecimento - Pneus, especialmente os esportivos, funcionam melhor quando aquecidos. Ao sair de casa não acelere com muita vontade! 

8) Pneu novo - No processo de fabricação os pneus são revestidos com um produto ‘desmoldante’, uma espécie de cera. Nos primeiros quilômetros essa cera pode deixar os pneus escorregadios, portando nada de acelerar com a moto inclinada por pelo menos 50 km. Esse produto sai por atrito e calor. Se fizer as primeiras curvas com cuidado não há com que se preocupar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pretos Velhos ensinam...

Curiosity em Marte...

Colabore classificando galáxias...

Carlos POLICARPO Jr

Somos reféns

Orkut

A viagem de Poli continua...