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Fé...

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No seu aspecto religioso, a fé é a crença nos dogmas particulares que constituem as diferentes religiões, e todas as religiões têm seus artigos de fé. Sob este aspecto, a fé pode ser raciocinada ou cega . A fé cega nada examina, aceita sem verificar tanto o falso como o verdadeiro e choca-se, a cada passo, com a evidência e a razão. Em excesso, leva ao fanatismo . Quando a fé está apoiada no erro, cedo ou tarde desmorona. Aquela que tem por base a verdade é a única que tem o futuro assegurado, pois nada tem a temer com o progresso dos conhecimentos: o que é verdadeiro na sombra também o é à luz do dia . Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade, e impor a alguém a fé cega, sobre uma questão de crença, é confessar sua impotência para demonstrar que se está com a razão.      Diz-se vulgarmente que a fé não se receita , não se impõe; daí muitas pessoas dizerem que não são culpadas por não ter fé. Sem dúvida, a fé não se receita, e o que ainda é mais certo, a fé não se

Oxóssi....

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Umbanda é...

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Oxalá...

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Proveitos e Mal Feitos - Vó Benta.

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Proveitos e Mal Feitos - Vó Benta. As portas se abriam, permitindo que as pessoas daquela enorme fila que se formava na frente da Casa, pudessem adentrar. Eram recebidas por duas jovens vestidas de branco, desejando-lhes boas vindas. O cheiro de incenso se fazia sentir desde a porta. Uma música suave se fazia ouvir. O ambiente muito limpo e arejado, denotava o cuidado de quem dele cuidava. Em minutos, o som de atabaques acompanhado por vozes harmoniosas, saudam a Umbanda que se faz naquela Casa de Caridade. E a gira tem início. O chamamento é para os espíritos denominados de Pretos Velhos que irradiando seus médiuns, permitem se manifestar no plano material. Sentados em seus tocos, pitando seus cachimbos defumadores, aguardam os filhos da terra sentarem-se à sua frente para o auxílio fraterno. - Saravá zi fia! Como você está? No que esta negra velha pode lhe ajudar? -Saravá.  Olha, eu estou cheia de problemas. Está tudo errado na minha vida, acho que estou macumbada. E

Bezerro de ouro...

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Bezerro de ouro "Quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, o povo de Israel, entregue a si mesmo, abandonou o verdadeiro Deus. Homens e mulheres deram ouro e jóias para fazer um ídolo que pudessem adorar. Vós homens civilizados, procedeis como eles, pois o Cristo vos deixou sua doutrina e vos deu o exemplo de todas as virtudes, e vós abandonastes tudo, exemplos e ensinamentos. Cada um de vós, com suas paixões, construiu um deus a seu gosto: para uns. Terrível e sanguinário; para outros, despreocupado em relação aos interesses do mundo. O deus que fizestes é ainda o mesmo bezerro de ouro que cada um adapta a seu gosto e às suas idéias".  Lacordaire - Constantina, 1863

Peça e vos será dado....

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O homem de hoje, não muito difere quanto seus anseios, dos nossos antepassados, visto que a carne é temporal, que dá guarida ao espírito em evolução, onde se vêem repetidamente erros e sentimentos de infelicidade, muitas vezes apoiados em valores fúteis, levianos. O desejo do imediatismo na solução de seus anseios e conflitos, pode colocar o sofredor em posição frágil e vulnerável, nas mãos de "falsos profetas" e falsas verdades. Várias vezes, apontou-nos Jesus, ao cuidado com aproveitadores das mazelas do coração humano. Procura-se a ajuda e intervenção milagreira, apoio irrestrito a seus devaneios, calcados muitas vezes em orgulhosas, egoístas e materialistas tendências, que com muita probabilidade, encontrarão apoio sorridente e invariavelmente apregoado como infalível. O pagamento poderá se dar de várias formas, como monetário ou realização de conquistas que o coração orgulhoso defende e cultiva. Homem dócil e submisso a lágrimas e desejos, desprovido de fé, a ch

Omulu....

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Omulu: um orixá incompreendido Nos dias de hoje, mesmo com tantas informações esclarecedoras sobre os verdadeiros propósitos dos trabalhos de Umbanda, através de livros psicografados, estudos e divulgação de sites e blogs sobre a religião ... , ainda é possível se deparar com alguns mitos, obras do imaginário popular. Um dos casos mais evidentes é o tratamento que se dá à força de Omulu (ou Obaluaê). Segundo a mitologia Iorubá, o seu verdadeiro nome seria Xapanã, mas em alguns terreiros é proibido até se mencionar este nome, pois ele traria a peste e a morte. Por isso, se adotaram as demais denominações: Obaluaê (que representa a fase mais jovem do Orixá) e Omulu (a mais velha). A tradição popular ainda conta que Omulu seria filho de Nanã Buruquê e teve o seu corpo marcado por chagas, sendo rejeitado assim que nasceu. Foi criado por Iemanjá que, temendo que ele fosse discriminado pelos outros, cobriu seu corpo com palha e o escondeu em um lugar bem seguro. Além de na história af

Caboclo...

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Oxóssi...

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Foto National Geographic (adaptado)

UEAD - Mecanismo de Incorporação - Mediunidade na Umbanda

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Suicídio...

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... O suicida, acredita na fuga. A fuga não existe. Soma-se ao desespero de suas angústias a falsa impressão de se estar pondo um ponto final ao que lhe corrói, a ponto de abandonar sua jornada, atirando-se no martírio quase indescritível, que advém deste ato contrário às leis de Deus. Pouco posso escrever sobre o assunto, mas posso recomendar a leitura do livro "Memórias de Um Suicida" de autoria de Camilo Cândido Botelho (espírito), psicografado por Yvonne A. Pereira. Aproveito e abaixo insiro breve texto de Ramatís sobre o suicídio. O KARMA DOS SUICIDAS - Ramatís Os venenos atacam e depredam terrivelmente a tessitura do perispírito do suicida, pois produzem nele lesões astrais que se prolongam pelas encarnações seguintes, causando incessante aflição e enfermidade no futuro corpo de carne.  Além do sofrimento dantesco que o suicida tem de suportar após a sua morte tresloucada - vivendo incessantemente todo o fenômeno de sua agonia final, que só se e

Pagamento....

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Comunidade RAMATÍS - Missão de Luz https://plus.google.com/u/0/communities/100808297757645372939 Pagamento pelo benefício dos Espíritos e o fracasso dos médiuns – 2ª Parte. PERGUNTA: E os diretores que cobram pequenos valores pelos traba lhos espirituais, dizendo ser para a manutenção geral do centro, alegando que as sobras pecuniárias são para auxiliar os necessitados? Certos dirigentes ainda fazem cursos para os médiuns, de cromoterapia, bioenergias, chacras, radiestesia, entre outros, regiamente remunerados, até com certificados, dizendo serem pré-requisitos para o exercício mediúnico. RAMATÍS - Estando vós no plano material, entendemos a necessidade das benfeitorias físicas para abrigar os trabalhos assistenciais. Mas deveis desvincular as moedas requeridas para a manutenção do centro das atividades mediúnicas. É justo que os consulentes habituais, possíveis futuros sócios, sejam sensibilizados para a contribuição mensal com a boa ordem da casa, salão e poltronas limpas, boa i

Comunidade - Umbanda Facebook...

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Comunidade Águas de Oxum - Sérgio Constantini https://www.facebook.com/pages/Comunidade-%C3%81guas-de-Oxum/289256727904730?ref=profile Site - www.umbandaaguasdeoxum.wordpress.com

Ramatís...

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Umbanda e influências religiosas, indígenas, negras e brancas PERGUNTA: - Umbanda, uma religião brasileira ou afro-brasileira? RAMATÍS: - Inquestionavelmente a umbanda nasceu em solo pátrio, abrigando influências religiosas indígenas, negras e brancas. Unem-se em suas práticas, tal como está estruturada atualmente, em doutrina mediúnico-espiritualista de terreiro, espíritos de caboclos, pretos velhos e crianças, além de todas as outras formas e "raças" espirituais que as entidades do plano astral utilizam para fazer a caridade, tendo em vista que a umbanda é guindada à universalidade no intercâmbio mediúnico,  preponderantemente com influência africanista, em seu aspecto positivo, benfeitor. É o contrário da rotina fetichista e atávica dos ritos de alguns terreiros eminentemente de cultos africanos e indígenas já distorcidos dos rituais ancestrais das nações e tribos originais de que são procedentes, o que podeis denominar práticas mágicas populares, que n